segunda-feira, 6 de junho de 2011

História em quadrinhos


Avaliação do plano de aula - :HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Linguagem verbal e linguagem não verbal
Realizamos esta atividade com os alunos de 2º ano e 5º ano.
No primeiro momento utilizamos a linguagem verbal (falada e escrita). Foi um momento de conversa sobre as histórias em quadrinhos.
Depois fazendo uso da linguagem não verbal que utiliza outros sinais como: linguagem sonora, gestual, simbólica e icónica.
E, a linguagem mista com palavras e sinais (verbal e não verbal).
Foi possível utilizar slides que exemplificassem as linguagens, através de historias em quadrinhos e vídeos do site turma da mônica.
Após toda explanação com exemplos usamos o recurso dos Hagaquês onde foi possível a produção de uma história em quadrinhos.
A duração das aulas foram de 3 aulas de 90 minutos.
O processo de avaliação dessa sequência de aulas foi de forma contínua e progressiva.
As atividades viabilizaram uma maior interação entre todos promovendo assim um resultado satisfatório. Foi possível verificar a capacidade de cada aluno em transformar os registros coloquiais em escritos, que critérios adotaram para tal conversão, se respeitaram ou privilegiaram as possíveis linguagens. Foi de suma importância ouvir os alunos durante as aulas e interagir com todos. Essa prática ajudou o desenvolver de todas as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário